segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Por detrás da Sapucaí

Faz agora uma ano, e estava eu no Rio de Janeiro a preparar-me para o carnaval carioca.

Durante o dia as praias estavam cheias, devido às férias de verão, os termômetros atingiam os 40ºC, a àgua do mar, não satisfazia de todo a sede de refrescar os corpos.
De noite, não era melhor, sempre a rondar os 30ºC e com um nivél de humidade altíssimo, as casas aqueciam e fervilhavam. Todo o povo carioca, se refugiava nos pequenos e humildes quiosques de praia, a desejar que uma qualquer brisa marítima resolvesse lembrar-se deles e desviar caminho, passando por ali.
E Então, ele chegou!Um ano inteiro de preparativos, para uns sinbólicos 6 dias de festa.
É tempo de largar tristezas, de dançar até que as pernas chorem de cansaço!Mas elas nunca o fazem...a nossa mente não deixa!Ela quer beber tudo o que a rodeia, sentir tudo o que vê, não quer descansar nunca, porque os blocos partem às 9 da manhã, às 3 da tarde ou até às 6.....como podemos vacilar e descansar??!
Não se come, pelo menos decentemente, um espetinho de carne numa qualquer esquina (ou espetinho de gato?)sempre acompanhado de um skol estupidamente gelada, satisfaz plenamente o nosso corpo!
Por detrás da tão famosa Sapucaí, todos bairros cariocas têm os seus blocos.
O que os caracteriza é a simplicidade, uma banda que canta incansavelmente, uma bateria.. há sempre uma bateria com o seu batuque de samba, que faz saltar o samba no pé a todos os que acompanham e compoem um gigantestco coro de vozes.
A minha tão querida Ipanema têm dois, o bloco de Ipanema e o bloco Simpatia é quase amor!Vivem de um mergulho na praia dos seus milhentos bairristas combinados com os milhões de curiosos turistas apanhados pela azafáma, que ainda molhados do último mergulho de mar, saltam e cantam....

veja esse mar
sinta esse calor
quero te abraçar
hoje eu tou que tou
e seu abusar
um perdão pra mim,
Simpatia até ao fim....

O bloco demora 2h a percorrer 1 km e não ha quem desista,mais uma skol ou até um melzinho,e de repente ainda não são 3h da tarde e já vêmos ipanema...de outro ponto de vista!
Já é tarde, as ruas não esvaziam...começa a chover e bem forte!CHUVA??que é que interessa???tudo para debaixo da bomba de gasolina ou até de uma palmeira, e continua a festa!!!

Outro dos mais importantes carnavais de bairro, é o da nossa querida Santa Teresa, o bairro mais bonito e imponente de todo o Rio.Faz lembrar Sintra...
Santa Teresa é um morro sem fim, todo percorrido por uma rua principal que vai do nº1 ao 1900 e tal...!
O seu bloco chama-se AS CARMELITAS ,e o seu elemento caracterizador, é uma pequena bandelette, com o véu de freira(não sei que mais chamar).
E que grande carnaval esse, não ha quem durma ou coma, todos conservados numa boa dose de alcool, pulam e suam e esperam o bloco em diferentes pontos do morro! As ruas enchem de tal forma, que ainda não são duas da tarde e não há taxi ou ônibus que se aventure a percorrer Santa Tereza!
Aqui reina sim, a famosa música....

Beija,Beija
Tá calôr, tá calôr!
Eu não quero só beijar
Mas também fazer amor!

É verdade!O carnaval do Rio não é para fracos ou sensiveis!Ha que esquecer o pudor e mergulhar de cabeça numa cidade onde a célebre frase, É carnaval ninguem leva mal ganha outra dimensão!

2 comentários:

Vee disse...

embora o meu carnaval tenha sido censurado o ano passado por questoes de mobilidade posso dizer que vivi o mais que pude o carnaval. dps de carnaval no rio como carioca, mais nenhum carnaval impressiona. olhava para a televisao a ver os ditos desfiles portugueses e meteu-me do. simplesmente do. tentam recriar um espirito que nao nasce aqui e importar uma ideia que no brasil faz todo o sentido.
melzinho, skol, sushi, tio sam, samba, sambinha, blocos, orquestra imperial, companhias perfeitas, as caipivodkas do marcos a porta do circo voador... isso ja ng nos tira! nem agora nem nunca. a noite tento adormecer e que em sonhos estou la, no nosso pais tropical, perfeito nas suas imperfeiçoes mas que bem nos recebeu e que nao nos queria deixar ir embora.

Mafalda Azevedo disse...

Então amiga linda? Nunca mais escreves nada? Assim não pode ser!!!