quarta-feira, 21 de março de 2007

Fazer...VISTA GROSSA!

Ao fim de mais um mês de ausência na escrita compulsiva-dramática do meu pequeno e rechonchudo blog!Apraz-me comunicar que estou de volta!No entanto com uma fábula menos feliz....

Hoje, como aliás todos os dias, apanhei o metro. Mas, para felicidade minha..... em hora de ponta (é um daqueles prazeres!)
Estavam as portas quase a fechar e reparo que um rapaz novo, debruça-se para fora do metro, e puxa alguem para dentro. Movida pela curiosidade, resolvi voltar a cabeça (enquanto jogava ao jogo Crie a maior a sandwiche de Humanos sob comprido, em espaço fechado) e entender o porquê daquela reacção. Era uma mulher de 30 anos. Era deficiente visual. Tanto eu como os outros passageiros, que se encontravam logo á entrada, demos espaço para que ela pudesse andar e encontrar um lugar para se sentar.
Mas tal não foi o meu espaço quando NENHUM dos 4 passageiros sentados, se levantou.....
Fiquei atónita, sem saber o que dizer, sem reacção. Até que atrás de mim, um homem novo diz

Desculpe, quer se sentar?

Sim...

Alguem poderia dar um lugar a esta senhora?

Timidamente o mais novo dos 4 passageiros levantou-se!

Fiquei tão indiganada com o que vi. Senti vontade de gritar com aqueles seres de capacidade Humana tão limitada, que eles sim, naquele momento foram os maiores portadores de uma deficiência, A FILHA DA PUTICE DA INDIFERENÇA! Já tinha assistido ao mesmo com idosos, até mães com crianças pequenas, mas como hoje...nunca.
E senti-me pequena por não ter sido tão rápida como o senhor que a ajudou a encontrar um lugar. Mas a verdade é que o fez, e aquele gesto...não se paga. Admira-se. Perpétua-se.

Sem comentários: