domingo, 11 de fevereiro de 2007

Clube dos Democráticos


Existem vários tipos de música, aquela que ouvimos por simples prazer, a que ajuda o tempo a passar, a que nos faz ter vontade de expurgar demónios ou a atingir a tranquilidade, a que só de ouvir as primeiras notas nos irrita ou a que por alguma razão não conseguimos parar de ouvir. Mas existe um tipo de música, que é diferente de todas as outras , que nos leva a "lugares" , a momentos da nossa vida, que atravessa barreiras temporais e espaciais. Estas ficam conosco para todo o sempre...

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba para a gente sambar

Quando eu não puder pisar mais na avenida
quando as minhas pernas não puderem aguentar
levar meu corpo junto com o meu samba
o meu anel de bamba entrego a quem mereça usar
Eu vou ficar no meio do povo espiando
minha escola perdendo ou ganhando
mais um carnaval
antes de me despedir
deixo ao sambista mais novo
o meu pedido final
Não deixa o samba morrer.....

Por momentos fecho os olhos, e consigo sentir o cheiro de cerveja barata, o cheiro de gente, de móveis velhos, o cheiro do tempo e da história. Olho à volta. Na minha frente em cima de um palco tão mais de oito músicos, à sua frente milhares de casais rodopiam, uns ainda desajeitados, outros com um profundo conhecimentos dos seus corpos, fazendo nos desejar um dia que o nosso corpo consiga recriar aqueles movimentos que parecem um poema feito a dois. Os corpos fundem-se num só, o suor não os impede de continuar colados, juntos, inseparáveis.Dos lados estão dezenas mulheres à espera de ser convidadas para mais uma dança, para mais uma oportunidade de sentir a múscia no seu corpo.Atrás de mim, estão elas, acabaram de comprar mais uma garrafa de ceveja, e distribuem por copos de plastico, que de tão frágeis, exigem que sejamos rápidos.A espuma transborda.No tecto milhares de desajeitadas ventoinhas, tentam incansavelmente, refrescar os dançarinos, mas esta é uma luta inglória, os 30ºC no salão nunca vão diminuir, nem podem, seria contra tudo o que aquela sala representa.
Alguem pergunta:

vamos dançar?

sim,mas estamos todos suados....

e então?consegues imaginar algo mais sensual?

A música acaba. Abro os olhos. Estou de volta ao meu computador. Mas por momentos estive lá, senti o cheiro, a música a percorrer o meu corpo, as gargalhadas e a felicidade das minhas "irmãs", senti a magia daquele lugar...

Por momentos, eu estive lá......

4 comentários:

Mafalda Azevedo disse...

Ai minha querida amiga... Há uma música que tem um efeito parecido em mim. Chama-se American Pie e é cantada pelo grande Don McLean.
Aqui há uns tempos, houve uma altura em que só me sentia compreendida quando ouvia o The Blowers Daughter do Damien Rice ou o Blowin' in the wind do Bob Dylan... Mas enfim... Tempos que já lá vão!

Um grande beijinho da tua amiguinha - maninha!

P.S. Keep smiling, keep shining / Knowing you can always count on me, for sure / That's what friends are for
Lembras-te?
:)

mms disse...

Bem vinda a este mundo!Hey!
Beijinhos

Vee disse...

Democraticos... esse grd grd lugar de eternas melhores. nos que la iamos é que sabemos o bom que aquilo é. tanto nas noites de sambinha como de forró. Um calor abrasador que mesmo assim não fazia com que ficassemos em casa, que fazia irmos de van até à Lapa so para poder sentirmos, respirarmos o que de bom há no brasil. Para agora e para sempre.

Unknown disse...

Mafalda é tão bom que recordes musicas que te tragam boas recordações, que te transportem no tempo. Em relação à dança, bem sei que em Portugal não há peritos em samba, mas se quiseres podemos ir inscrever-nos aos alunos de Apolo. Gosto muito de TI!!! e vamos dançar e beber cerveja barata sempre k kiseres!! madalena